Família Vivendo Valores

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Título: VIVENDO VALORES NO RECANTO DA CRIANÇA

Área de Atuação: Sócio-educativo

Público Alvo: Crianças, adolescentes e familiares.

Modalidade: projeto sócio-educativo

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO:

Razão Social: Associação Assistencial para Melhoria de vida. “AMEV”

CNPJ: 07.600.797/0001-07

Endereço: Rua do Amor 685 – Vista Alegre

Município: Santa Bárbara D’Oeste

Estado: São Paulo

CEP: 13450-582

Telefone: (19) 3455-1208

E-mail: Contato@amev.org.br

Site: www.amev.org.br

DIRIGENTE

Nome/Cargo: Manoel Antônio dos Passos | Presidente

MISSÃO:

Oferecer ações sócio-educativas às crianças e aos adolescentes, comprometida com valores éticos e morais, assegurando a aquisição de virtudes positivas, visando o desenvolvimento integral e instruindo-os para agirem como cidadãos, reforçando os laços de interação entre a família, escola e sociedade.

VISÃO:

Ser uma organização do terceiro setor de excelência na área da assistência social no segmento criança, adolescente e respectiva família.

HISTÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

A Associação dos Moradores dos Bairros Pq. Eldorado, Vista Alegre e Adjacências foi fundada em 2004, pois nasceu do desejo de atender melhor a população deste bairro, visto que não possuía benfeitorias e as necessidades vinham aumentando, com muitas crianças ociosas nas ruas, em vulnerabilidade social e em situação de risco pessoal e social, integrados em famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

E o bairro crescendo sem ter áreas de lazer, cursos diversificados e atividades recreativas para crianças, adolescentes e jovens, (como prevê o E C A – Art. 4º),  muitas vezes tendo que se deslocarem para bairros vizinhos à procura de recursos.

Em 2006, através de novas parcerias conseguimos uma sede provisória da “AMEV”iniciando com o Projeto:

            •          Recanto da Criança para atender 60 crianças e adolescentes e suas respectivas famílias, com um atendimento eficaz e um ambiente favorável às atividades  propostas, sendo realizadas de segunda à sexta feira com dois períodos parciais e contrários da escola, sendo que em  Setembro de 2007 o atendimento se ampliou para mais 100 beneficiários com a inclusão de um novo Projeto Ampliando o Horizonte (adolescentes, jovens e adultos) com capacitação Profissional(conforme prevê o E C A – Art. 69-parágr.ll,  na área de  Informática Básica, Auxiliar de Escritório e Assistente de Administração .

            •          E em 2009, juntamente com o CMDCA, pudemos novamente ampliar nosso atendimento com a alteração do Recanto da Criança para a nova BRINQUEDOTECA RECANTO DA CRIANÇA, com oficinas diversificadas e com um atendimento específico e de qualidade, pois com este projeto podemos desenvolver atividades sócio-educativas e recreativas que propiciam atendimento as crianças, na área social e psicológica, visando à minimização dos problemas relacionados ao risco social (conforme prevê o E C A – Art. 16 p.l, Lv,).

IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO (DE ACORDO COM A TIPIFICAÇÃO):

            Proteção Social Básica: Fortalecimento de vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária, com caráter preventivo e proativo.

FINALIDADE ESTATUTÁRIA:

A associação tem por finalidade a proteção social, que visa a garantia de vida, a redução de danos e prevenção a incidência de riscos, especialmente ofertando serviços socioassistenciais, socioesportivo cultural e recreativo, promovendo a pessoa humana no campo de proteção a família, à infância, à adolescência, à velhice, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, complementando a Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social com foco na execução do  SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, serviço realizado em grupos, organizado a partir de projetos, programas e ações de e modo a garantir:

§ 1.º – Aquisição progressiva aos usuários seja:  crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social na forma de intervenção social planejada, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais,  coletivas e no território.

§ 2.º – A organização de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

§ 3.º – O caráter preventivo e proativo, pautado no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social, prevendo o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça entre outros.

§ 4.º – Possuir articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio familiar.

OBJETIVO GERAL:

            Fortalecer a identidade dos pais, da comunidade onde o projeto esta inserido e dos familiares dos nossos beneficiários no seu papel como formadores básicos dos futuros cidadãos e conscientizá-los de sua importância no desenvolvimento biopsicosocial de seus filhos ou dos menores que estão sob seus cuidados.

            Conforme previsto (artigo 4º do Estatuto da Criança e Adolescente- ECA) “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

JUSTIFICATIVA:

Preservar e fortalecer os vínculos familiares que são à base de qualquer trabalho, até mesmo porque as crianças atendidas estão inseridas em famílias de diferentes configurações e estruturas, para onde retornam todos os dias, estabelecendo relações familiares que acabam se expressando também no contexto das relações institucionais.

A família assume papel de fundamental importância nas ações sócio-educativas, devendo ser parceira na instituição. Entendemos que a família é à base de todo o desenvolvimento emocional da criança e do adolescente. É neste primeiro lugar de convívio que se apresentam os valores, os costumes, as regras, os exemplos, os aportes afetivos, que no decorrer vão sendo internalizados pela criança. A situação de bem estar do público infanto-juvenil encontra-se diretamente ligada à possibilidade de manterem o vínculo familiar estável. Além do mais, é no espaço familiar que se dá a garantia da sobrevivência de desenvolvimento e da proteção, independentemente do arranjo familiar que se tenha.

 É a família que desempenha um papel importante na educação e formação pessoal, já que são transmitidos os valores éticos, morais e de convivência familiar e comunitária. Assim, crianças, adolescentes, famílias precisam receber, com qualidade, atendimento profissional capaz de proceder intervenção adequada, com o intuito de viabilizar direitos preconizados pelas legislações vigentes na perspectiva de enfrentamento e superação das situações de vulnerabilidade pessoal e social vivenciadas pelos mesmos.

Logo, nos propomos a trabalhar em equipe multidisciplinar para intervir, complementar o trabalho sócioeducativo já desenvolvido no “RECANTO DA CRIANÇA”, considerando a especificidade e oferecendo atendimento direcionado, de forma ética, na vida destes indivíduos, estendendo também a toda família que aqui estão inseridas, além de outras que precisarem e assim realizar um trabalho em conjunto com a comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:                                                                

*Atender aos grupos priorizando a participação ativa de todos os participantes nos diálogos que se estabelecem, nos temas discutidos, nas dificuldades que emergem e na construção ou encaminhamentos para as soluções.

*Orientar e conscientizar as famílias sobre a importância da extensão deste projeto em âmbito familiar e comunitário;

*Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo a convivência familiar e comunitária;

*Incluir a família/idoso e comunidade no cronograma oferecido pela Instituição, resgatando autoestima, assegurando Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, garantindo a matricialidade sócio familiar.

PÚBLICO ALVO:

Atendidos Diretamente:

Crianças e adolescentes de 03 a 15 anos e 11 meses – 90                    

Adultos – 10

Idosos – 20

Atendimento externo – esporádico – 30

Atendimento Psicológico familiar – 20

TOTAL GERAL : 170 BENEFICIÁRIOS

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE:

Os encontros serão semanais e quinzenais conforme a demanda e situações de temas e necessidades, com duração media de 1h30 e acontecem no espaço oferecido pela própria instituição.

O projeto será desenvolvido através de palestras sempre com temas específicos referente a questões familiares, desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente, alcoolismo e outros, além de  orientações e encaminhamentos para a rede pública como particular, conforme necessidade.

            •          Trabalharemos com oficinas psicológicas uma vez por semana

            •          Cursos de Inclusão Digital

            •          Cursos Profissionalizantes (a partir de 16 anos) nas áreas administrativas para inserção do mercado de trabalho (Informática, Assistente de administração, Auxiliar de Escritório e outros conforme necessidade) com parceria do SENAI

            •          Cursos do Brasil Alfabetizado com o foco da inclusão social a partir de 15 anos

            •          Grupo da Melhor Idade (3ª Idade)

            •          Grupo de Terapia Comunitária

            •          Grupo de Terapia Familiar

            •          Grupo de Terapia a diabéticos

            •          Oficinas de Artesanatos e outros

            •          Cursos Nutricionais com parceria do SESI

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:

            •          100 Crianças/adolescentes de 3 a 15 anos e 11 meses de ambos os sexos

            •          70 jovens, adultos e idosos.

RECURSOS HUMANOS:

  • RITA DE CASSIA MARTINS SOUZA 

 COORDENADORA TÉCNICA  | POS GRADUAÇÃO

  • CLEIA ADELAIDE DOS SANTOS

ASSISTENTE SOCIAL | SUPERIOR

  • FERNANDA PATRICIA SILVA

EDUCADORA SOCIAL | SUPERIOR

  • RITA MORATO  

EDUCADORA SOCIAL | SUPERIOR

  • LARISSA GONÇALVES BORBA

 FACILITADORA – MONITORA DE DANÇA /TEATRO |  CURSANDO SUPERIOR

  • ELISABETH PADOVEZE  

MONITORA DE ARTES |SUPERIOR

  • MARISE KOTI

 MONITORA DE ARTES  – VOLUNTARIA |   TÉCNICO

  • DEUCELI

VOLUNTÁRIA |  SUPERIOR

  • BRUNA 

PSICOLOGA   –  SUPERIOR

  • CAROLINE

 PSICOLOGIA  ESTAGIARIA | SUPERIOR

  • APRÍGEO NUNES DE LIMA

ATIVIDADES ESPORTIVAS | SUPERIOR

ABRANGENCIA TERRITORIAL:

O projeto será desenvolvido, no imóvel localizado à Rua do Amor, 685 – Vista Alegre – Santa Bárbara D´Oeste-SP, Cep. 13458-580, próximo aos Bairros Santa Rita de Cássia, Parque Eldorado, Parque Residencial do Lago, Santa Alice, Rochele I.

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO:

            •          Será feita de forma continuada enquanto interlocução permanente com a população-alvo e técnicos envolvidos na ação.

            •          Serão realizadas reuniões periódicas de avaliação e planejamento das atividades desenvolvidas no período, com os técnicos, funcionários e voluntários envolvidos em cada projeto.

            •          Serão realizadas reuniões envolvendo todos os técnicos, estagiários, voluntários, pessoal administrativo, coordenação técnica e administrativa, além da diretoria da Entidade com o mesmo objetivo.

            •          As avaliações serão realizadas sempre respeitando as diretrizes essenciais para a condução desse processo. São elas:

De eficiência: Cumprimento das metas previstas, em termos da quantidade de usuários fixos no programa ao longo do ano; número e qualificação dos parceiros institucionais – públicos, privados ou do terceiro s etor – que foram envolvidos no programa seja como membro dos conselhos locais, no oferecimento de vagas para emprego ou estágio, etc. – índice de reinserção na escola ou em outras modalidades de ensino; numero de pessoas participantes de eventos comunitários, seminários, palestras, passeatas, etc.

De eficácia: Registro e comparação da história de vida das pessoas envolvidas, depoimentos dos apoiadores, mudanças de atitudes dos participantes (por meio da observação participante e de depoimento), da interação protagonista dos jovens em suas comunidades; Da apresentação de documentos produzidos pelo grupo de educadores, técnicos e gerentes.

De efetividade: através de pesquisa com egressos, identificar: o número de jovens e familiares inseridos no eco mercado e mercado de trabalho, o número de jovens concluintes das fases do Projeto, na mesma turma.

Cléia Adelaide dos Santos – Assistente Social   |    Rita de Cássia M. Souza – Coordenadora