Projeto Amor Perfeito | Grupo 3ª Idade – 2020

1)- IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Nome: Associação Assistencial Para Melhoria de Vida “AMEV”

Data de Constituição: 30/10/2004

CNPJ: 7.600797/0001-07     Data da Inscrição CNPJ: 2707/2005

Endereço: Rua Do Amor, nº: 685

Bairro: Jardim Vista Alegre                   CEP: 13.450-580

Cidade: Santa Bárbara d’ Oeste      UF: SP

Telefone: (19) 3455-1208                   FAX:  

 SITE: www.amev.org.br        E-mail: contatoamev@gmail.com

Horário de Funcionamento: 7:00 ás 17:00h

Meses do ano: 12 meses

Dias da Semana: de segunda a sexta feira

1.2)- INSCRIÇÕES E REGISTROS

Inscrição no CMAS Nº: 08

Registro do CMDCA nº: 60

CEBAS: 71000.046237/2017-31  validade:  2023

1.3)- COMPOSIÇÃO DA ATUAL DIRETORIA ESTATUTÁRIA

Nome: Manoel Antônio dos Passos

Cargo: Presidente                                   CPF: 446.414.869-72

Vigência do Mandato da diretória atual de 01/10/2017  até  30/09/2020,

1.4)- COORDENADORA DO PROJETO

Nome: Rita de Cássia Martins de Souza

1.5)- EQUIPE TECNICA DO PROJET

Nome: Cléia Adelaide dos Santos – Assistente Social

Público Alvo:

Atender até 50 idosos em situação de vulnerabilidade social, emocional.

Finalidade Estatutária:

Conforme Estatuto registrado no Cartório Oficial de registro Civil das Pessoas Jurídicas “Cartório Zanatta”, sob o nº 17.756, a Associação tem por finalidade a proteção social, que visa a garantia de vida, a redução de danos e prevenção a incidência de riscos, especialmente ofertando serviços socioassistencias, socioesportivo cultural e recreativo, promovendo a pessoa humana no campo de proteção a família, à infância, à adolescência, à velhice, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, complementando a Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social com foco na execução do  SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, serviço realizado em grupos, organizado a partir de projetos, programas e ações de e modo a garantir:

§ 1.º – Aquisição progressiva aos usuários seja: crianças, adolescentes, jovens, adultos e IDOSOS, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social na forma de intervenção social planejada, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais,  coletivas e no território.

§ 2.º – A organização de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

§ 3.º – O caráter preventivo e proativo, pautado no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social, prevendo o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça entre outros.

§ 4.º – Possuir articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio familiar.

DESCRIÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO PARA IDOSOS: Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencialize a condição de escolher e decidir.

OBJETIVO GERAL:

Prestar assistência a até 50 idosos em situação de violação dos direitos, através do grupo Amor Perfeito.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

Provocar através de atividades estimulantes e desafiantes a socialização e a autoconfiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.


Propor atividades físicas adaptadas às reais necessidades dos idosos, favorecendo desta forma, a melhora da autoestima, do equilíbrio da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades.


Promover momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas.

Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa no idoso (desvalorização física, econômica e social).                                                    

METODOLOGIA:

  1. Caminhada – O melhor exercício aeróbico para idosos, sem dúvida é a caminhada, por não implicar em riscos maiores à saúde, por adequar-se a cada caso, além de não haver uma necessidade de revisão médica para quem é saudável. Por ser um exercício aeróbico, de baixa intensidade, a caminhada traz diversos benefícios à saúde. A caminhada realizada em grupo é mais atraente para o idoso. Aumenta a socialização e o controle do cansaço é mais efetivos, pois os idosos fiscalizam uns aos outros e não deixam que o companheiro ultrapasse os limites
  • Passeios turísticos na cidade e região e Eventos culturais – teatro, canto, cinema: Visa com estas atividades desenvolver o espírito crítico dos idosos, o gosto pelas artes, o espírito de equipe, a cooperação entre pares, aguçando sua sensibilidade para a história local e regional bem como para o conhecimento da importância do lazer para uma vida saudável e com qualidade. 
  • Eventos sociais – Festa do Dia das Mães, Junina e Festa de Natal – São eventos realizados em datas específicas e buscam a confraternização entre todos idosos participantes do projeto, e em algumas ocasiões juntamente com as crianças, adolescentes e familiares do projeto Recanto da Criança.
  • Jogos Coletivos – Voleibol: auxilia na coordenação motora, na velocidade de reação, no equilíbrio estático e dinâmico, na noção espaço-temporal e nas relações entre pares.
  •  Ginástica Localizada:  Nessa modalidade os exercícios são realizados de forma localizada e repetitiva para maior fortalecimento e rendimento corporal. Sua prática orientada e regular proporciona à pessoa idosa uma melhora significativa do sistema cardiovascular bem como maior amplitude articular maior, equilíbrio e melhor postura. É de fundamental importância que seja controlada a intensidade do exercício e sua frequência semanal de duração 
  • Jogos recreativos:  Estas atividades (gincana esportivo-social) são adaptadas ao idoso de acordo com as capacidades motoras e participativa dos idosos. São sempre recreativos e primam pela coletividade e a cooperação. Promovem uma harmonia entre o fazer descompromissado e o prazer da realização. Além do bem-estar proporcionado pelo movimento alterações como noção espaço-temporal, equilíbrio, velocidade de reação, lateralidade e força muscular podem ser observados com a prática dessa modalidade.
  • Dança Livre: desenvolve a capacidade coordenativa, melhora a noção espaço-temporal, a capacidade motora, articular e cardiorrespiratória e o eixo de equilíbrio.
  • Dança Moderna: Através de movimentos e gestos expressivos, as idosas podem explorar o corpo nas mais diversas formas de comunicação, esquecendo o preconceito e a vergonha decorrentes das fórmulas rígidas de uma educação tradicional, na qual os valores sociais sobrepujam os valores humanos. A dança permite, de uma forma específica, relacionar o sistema educativo com a formação corporal e, por isso ela pode beneficiar a pessoa idosa no seu estado mental, na redução das tensões e frustrações e na liberação das emoções reprimidas que se acumulam no cotidiano. O fazer desencadeia o pensamento e o pensamento desencadeia o movimento. Através da espontaneidade e da imaginação improvisa-se movimentos à partir de estímulos diversos.
  • Canto e Coral: modalidade oferecida para desenvolver a voz e a capacidade de canto dos idosos. Induz pensamentos positivos, cria situações que aliviam o estresse, auxilia na liberação de tensões, favorece a convivência grupal e desencadeia o sentimento de bem-estar.
  1. Atividades psicossociais: favorece a exposição de conflitos internos, o controle emocional, melhora a autoestima e o isolamento social e convívio entre pares.

PLANEJAMENTO ANUAL – GRUPO AMOR PERFEITO

DATAS ATIVIDADES
07/02/2020 Retorno das Atividades Avaliação do ano anteriorSugestões (atividades, passeios e mensalidade)Dinâmica  
14/02/2020 Reunião com AdrianaOrientação para preencher ficha atividade física Roda de conversa com professor KikoDinâmica de concentração Recados e passeio DAE 20/02/2020  
20/02/2020 Passeio no DAE (redescobrindo as nascentes e compartilhando experiências)  
21/02/2020 Recados Atividade física com professor Kiko (brincadeira da garrafa com jogo da velha)  
28/02/2020 Roda de conversa (recados)Atividade física com professor KikoBingo  
06/03/2020 Integração no CRAS I (Valorização da Mulher) com apresentação de teatro  
11/03/2020 Contação de Historia  
13/03/2020 Reflexão sobre o dia Internacional da MulherAtividade física com o professor KikoRecados  
20/03/2020 Roda de conversaAtividade física com o professor Kiko Bingo  
24/03/2020 Em comemoração Dia Internacional da Agua, passeio na nascente modelo em Piracicaba  
27/03/2020 Atividade física Roda de conversa Aniversariante do mês
03/04/2020 Reflexão sobre a Pascoa Atividade física com estagiário da prefeitura Recados  
10/04/2020 Feriado  
17/04/2020 Atividade física Bingo Roda de conversa  
24/04/2020 Recados Atividade física Aniversariante do mês  
01/05/2020 Feriado  
08/05/2020 Atividade física com estagiário da prefeitura Reflexão dia das Mães Recados  
15/05/2020  Roda de conversa Atividade física Bingo  
22/05/2020 Baile Roda de conversa  
29/05/2020 Recados Atividade física Aniversariantes do mês  
02/06/2020 Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, passeio visita na nascente de santa Bárbara d’ Oeste  
05/06/2020 Roda de conversa Atividade física com estagiário da prefeitura  
12/06/2020 Ponto facultativo  
19/06/2020 Roda de conversa reflexão compus christiBingo  
26/06/2020 Atividade física Aniversariante do mês festa junina Recados  
03/07/2020 Roda de conversa Atividade física com estagiário da prefeitura  
10/07/2020 Recados Atividade física  
17/07/2020 Atividade física Bingo Roda de conversa  
24/07/2020 Bailão Recados  
31/07/2020 Atividade física Recados  Aniversariante do mês  
07/08/2020 Roda de conversa reflexão Dia dos PaisAtividade física com estagiário da prefeitura  
14/08/2020 Roda de conversa Atividade física  
21/08/2020 Atividade física Roda de conversa Bingo  
28/08/2020 Recados Atividade física Aniversariante do mês  
04/09/2020 Atividade física com estagiário da prefeitura Roda de conversa  
11/09/2020 Recados Atividade física  
18/09/20202 Roda de conversaAtividade física Bingo  
22/09/2020 Em comemoração ao Dia da Árvore  e a Primavera, passeio no Horto do Tupi  
25/09/2020 Atividade física Aniversariante do mês  
02/10/2020 Roda de conversa Atividade física com estagiário da prefeitura  
09/10/2020 Interação festa Dia das Crianças Recados  
16/10/2020 Roda de conversa reflexão Dia dos Professores Atividade física  
23/10/2020 Atividade física Roda de conversa Bingo  
27/10/2020 Confraternização com a equipe do DAE projeto “Bacia Caipira 2020”  
30/10/2020 Atividade física Roda de conversa Aniversariantes do mês  
06/11/20202 Roda de conversa Atividade física com estagiário da prefeitura   
13/11/2020 Roda de conversa Atividade físicaBingo  
20/11/2020 Feriado  
27/11/2020 Atividade físicaRecados Aniversariante do mês  
04/12/2020 Feriado  
11/12/2020 Atividade física Recados Bingo  
18/12/2020 Festa de encerramento  

Observação: a programação pode ter alteração, serão acrescentados os dias de passeios, quando forem definidas as datas.

Santa Bárbara d’ Oeste, 05 de Janeiro de 2020.

Rita de Cássia Martins de Souza  | Diretora Coordenadora                  

Manoel Antônio dos Passos | Presidente

Cléia Adelaide dos Santos | Assistente Social