Recanto da Criança | Projeto Creche – 2020

1)- IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Nome: Associação Assistencial Para Melhoria de Vida “AMEV”

Data de Constituição: 30/10/2004

CNPJ: 7.600797/0001-07     Data da Inscrição CNPJ: 2707/2005

Endereço: Rua Do Amor, nº: 685

Bairro: Jardim Vista Alegre                   CEP: 13.450-580

Cidade: Santa Bárbara d’ Oeste      UF: SP

Telefone: (19) 3455-1208                  

 SITE: www.amev.org.br        E-mail: contatoamev@gmail.com

Horário de Funcionamento: 7:00 ás 17:00h

Meses do ano: 12 meses

Dias da Semana: de segunda a sexta feira

1.2)- INSCRIÇÕES E REGISTROS

Inscrição no CMAS Nº: 08

Registro do CMDCA nº: 60

CEBAS: 71000.046237/2017-31  validade:  2023

1.3)- COMPOSIÇÃO DA ATUAL DIRETORIA ESTATUTÁRIA

Nome: Manoel Antônio dos Passos

Cargo: Presidente                                   CPF: 446.414.869-72

Vigência do Mandato da diretória atual de 01/10/2017  até  30/09/2020,

1.4)- COORDENADORA DO PROJETO

  1. Nome: Rita de Cássia Martins de Souza

1.5)- EQUIPE TECNICA DO PROJETO

Nome: Cléia Adelaide dos Santos – Assistente Social

                                                   PLANEJAMENTO ANUAL 2020

MATERNAL II e III

PÚBLICO ALVO:

Crianças de 02 a 04 anos

OBJETIVO DO PROJETO:

Promover atendimento integral à criança na faixa etária de 00 a 05 anos e 11 meses e 29 dias, aos familiares para o fortalecimento de vínculos, e prevenção de ocorrências de situações de exclusão social, oferecendo e assegurando espaço adequado a educação infantil em creche e pré-escola de forma articulada e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fundações públicas e privadas.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

A  Associação tem por finalidade a proteção social, que visa à garantia de vida, a redução de danos e prevenção à incidência de riscos, especialmente ofertando serviços socioassistencias, socioesportivo cultural e recreativo, promovendo a pessoa humana no campo de proteção a família, à infância, à adolescência, à velhice, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, complementando a Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social.

Em concordância com Tipificação, atendemos Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade

de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC)

✓Conviver

✓Brincar

✓Participar

✓Explorar

✓Expressar

✓Conhecer-se

OBJETIVOS GERAIS:

Promover a interação da criança com o meio em que vive, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural.

Propiciar a socialização da criança  através  da  participação  numa  comunidade  mais  ampla,  onde descubra e domine regras próprias do convívio social.

Promover o desenvolvimento da descoberta e experimentação, explorando a imaginação, a fantasia e a curiosidade.

Promover desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

Propiciar à criança  oportunidades  de  liberar  aptidões,  desenvolvendo  habilidades,  atendendo  aos diferentes estágios de desenvolvimento.

PROJETOS:

Projetos Objetivo Geral Objetivo Especifico Metodologia
Projeto ADAPTAÇÃO (10/02 – 13/03)   Compreender a importância da adaptação para seu melhor desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico.   – Participar de brincadeiras musicais; – Executar atitudes de respeito às regras e ao grupo da qual está inserido; – Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação; – Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.   – Passeio pela escola; – Brincadeiras livres e dirigidas; – Cantigas; – Bolas; – Historinhas; – Explorar o corpo; – Bolinha de sabão; – Amassar papel; – Areia; – Empilhar caixinhas; – Revistas; – Massinha.
Projeto IDENTIDADE (16/02 – 17/04)   Conscientizar as crianças sobre si mesmas e de sua importância, assim como das diferenças que as cercam, pois a identidade é uma construção e é fundamental para as estruturas e pilares de sustentação que devem ser construídas desde a infância   – Socializar com as pessoas e coleguinhas a sua volta; – Construir a ideia de distinção, a começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da história pessoal; – Favorecer novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros, bem como o hábito de cuidar de si mesmo; – Proporcionar para as crianças um ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo; – Promover o conhecimento das diversidades e diferenças, aceitando-as e respeitando-as; – Possibilitar a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva; – Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima da criança,   – Contação de histórias por meio de diferentes meios (livros, fantoches, etc.); – Cantigas de roda em diferentes momentos da rotina diária; – Atividades e brincadeiras com diversos tipos de imagem (fotos, recortes de revista, etc.); – Organização de atividades individuais e coletivas, como crachás, cartaz com a identificação das crianças e chamadinha; – Trabalhar a percepção do corpo no espelho, gestos e movimentos, buscando construir o conceito do eu e do outro; – Fazer um desenho de corpo inteiro incentivando a criança a reproduzir sua autoimagem.    
Projeto MORADIA (22/04 – 08/05)   Conhecer tipos de moradias, lar e família, assim como reconhecer que nossa moradia é para onde voltamos todos os dias da escola para descansar e que,  infelizmente não são todas as pessoas que possuem um lugar assim para morar.   – Desenvolver a imaginação e interpretação; – Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade; – Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe. – Desenvolver raciocínio lógico; – Desenvolver coordenação motora; – Conscientizar quanto aos problemas habitacionais e a importância da moradia para a vida humana; – Conhecer, compreender e identificar os diferentes tipos de moradia, suas características;     – Sondar os alunos, buscando verificar qual conhecimento prévio do assunto eles possuem. – A partir daí, apresentar (usando de diversos meios didáticos) o que é moradia, sua importância, suas características e diferenças, como são feitas e etc.; – Músicas relacionadas ao tema; – Filmes, brincadeiras dirigidas, leitura de histórias; – Desenho (expressão artística e criativa); – Recorte e colagem; – Passear pelos arredores da escola observando as moradias, identificar os materiais utilizados em suas construções, suas diferenças e etc.  
Projeto CORPO E MOVIMENTO (11/05 – 29/05)   Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes.   – Explorar e conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo e suas limitações. – Adaptar progressivamente seu corpo de forma autônoma para a satisfação das necessidades básicas e às situações cotidianas. – Desenvolver a coordenação corporal na execução de diversas formas de movimento que envolvam deslocamentos. – Participar de diversas brincadeiras que lhe proporcionem o controle sobre o corpo e movimento. – Aprender a utilizar combinações de movimentos (andar e puxar, lançar e pegar, andar e quicar bola, empurrar e carregar, correr e lançar). – Vivenciar situações de exploração do corpo através de desafios (escalar, arrastar-se, pendurar-se, balançar-se, equilibrar-se, subir, descer, rolar, girar, agachar).   – Atividades Dirigidas – Recortes de revistas e jornais – Musicalidade e dança – Esquema Corporal – Raciocínio lógico – Higiene e Saúde  
Projeto OS 5 SENTIDOS (01/06 – 19/06)   Estimular os cinco sentidos (Olfato, tato, paladar, audição e visão). Ensinar a interpretar os mais diversos estímulos e informações que eles captam.   – Estimular e desenvolver a coordenação motora; – Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê); – Trabalhar autoconhecimento; – Desenvolver a linguagem oral; – Desenvolver a percepção visual – Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;   – Roda da conversa a respeito das sensações, perguntar o que elas gostam de comer sendo gelado ou quente; – Para explorar o paladar – Distribuir em recipientes um pouco de açúcar, sal, caldo de limão, e em cada experimentação perguntar se é azedo, doce ou salgado? Para explorar a audição – Levar para sala de aula objetos que emitiam sons diferentes como: sino, chocalho, buzina pandeiro, apito, flauta, tambor e instrumentos confeccionados com sucatas. Apresentar cada objeto falando o nome e fazendo o som de cada um; Para explorar o tato – Confeccionar painel com diferentes materiais, para assim identificarem diferentes texturas (áspero como uma lixa e mais suaves como algodão); – Para explorar o olfato – Separar potinhos com diversos cheiros (alho, cebola, vinagre, chocolates e pó de café, etc.). Vendar os olhos das crianças com lenço e aproximamos os potinhos do narizinho delas para tentarem identificar os cheiros e observando suas reações; – Para explorar a visão – Serão confeccionados lentes coloridas utilizando rolos de papel higiênico e papeis celofanes diversos. Após realizar uma atividade para observarem o meio ao seu redor.
Projeto MEIO AMBIENTE (22/06 – 30/07)   Ressaltar através das atividades a importância da pratica e do exercício diário, de atitudes ecologicamente positivas.   – Entender o que é meio ambiente. – Reconhecer atitudes adequadas e inadequadas para o meio ambiente. – Trabalhar todas as formas de vida;; – Estimular a criatividade e a imaginação; – Desenvolver o raciocínio e a atenção.   – Atividades que estimulem a percepção nas diferenças tanto animais como vegetais; – Conscientização sobre o uso consciente e a pratica de reaproveitamento da aguá; – Confecção de brinquedos e painéis com materiais reciclados (garrafas plásticas, papelão, etc.), visando a importância da preservação do meio ambiente; – Apresentar quais são as principais causas de desequilíbrios e problemas ambientais atuais; – Atividades e brincadeiras que desenvolvam raciocínio lógico, coordenação motora, senso de responsabilidade, percepção visual e tátil e auditiva.  
Projeto ANIMAIS (10/08 – 21/08) – PASSEIO  ZOOLÓGICO   Desenvolver na criança o entendimento e o respeito aos animais, tanto os que ela convive com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados.   – Reconhecer e identificar os diferentes tipos de animais; – Promover o respeito para com todas as espécies de seres vivos; – Sensibilizar os alunos para que se tornem cidadãos humanizados; – Desenvolver raciocínio lógico e dedutivo; – Desenvolver coordenação motora; – Aumentar o vocabulário; – Desenvolver a criatividade, a capacidade de abstração e interpretação;   Realizar roda da conversa sondar o que as crianças já sabem sobre o tema abordado: Quantos animais eles conhecem? Quantos animais diferentes tem na escola? – Leituras de histórias envolvendo diversos tipos de animais; – Abordar os tipos de animais separadamente: animais terrestres, aquáticos e voadores; – Desenhos e filminhos sobre o tema; – Musicalização; – Pesquisa com familiares: Qual animal possui em casa e/ou quais tem contato?; – Jogos e brincadeiras dirigidas; – Conhecer os sons que cada animal produz; – Confecção de animais com materiais recicláveis, guache, etc.; – Converse com eles sobre como todas as formas de vidas estão interligadas e dependem umas das outras, e que devemos respeitá-las e o espaço onde vivem. – Levar as crianças para conhecerem alguns tipos de animais (passeio ao zoológico)  
Projeto AS 4 ESTAÇÕES (08/09 – 18/09)   Despertar nas crianças a conscientização pela natureza, criar na criança o senso de preservação da natureza, diferenciar as estações do ano, suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.     – Identificar e reconhecer as estações do ano por suas simbologias e características; – Identificar qual vestuário, atividades e hábitos alimentares são mais adequados e próprios (ou impróprios) de cada uma das estações; – Compreender fenômenos da natureza; – Entender a diferença entre lugares frios e quentes; – Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração; – Desenvolver o raciocínio lógico através do senso e noção de sequência e passagem do tempo; – Desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.     – Roda da conversa sobre o tema, o que é inverno, verão, outono e primavera; – Trabalhar cada estação separadamente. Montar cartaz explicando cada uma; – Ouvir e cantar músicas sobre as estações, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los de forma lúdica; – Através das estações trabalhar o senso e noção de sequência e passagem do tempo, e de temperatura (quente e frio); – Trabalhar o vestuário que pode ser usado para simbolizar cada estação: casacos, gorros, cachecóis, blusas e luvas são próprios para o outono e o inverno, enquanto que camisas, regatas, bermudas, vestidos e saias são próprios da primavera e do verão; – Pesquisa com os familiares: Qual estação mais gostam e por que; – Atividades de recortes e colagem; – Atividades com diferentes fontes sonoras.  
Projeto EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO (21/09 – 02/10)   Permite que as crianças tenham contato com as ideias matemáticas através da vivência de situações diversas envolvendo o consumo, oportunizando assim, a construção do conhecimento e criando hábitos de consumo consciente.   – Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e dinâmicas que possibilitem a boa interação entre as crianças. – Confeccionar um mercadinho com materiais recicláveis; Mostrar que as etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar; – Introduzir a cultura da reutilização dos diversos materiais; – Ser capaz de compreender que esses textos são fundamentais para o exercício da cidadania, contribuindo no processo de aquisição da escrita; – Transmitir valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança;     Na hora da roda de conversa, elaborar e responder perguntas sobre as vivências e consumo das crianças e assim, ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão; – Contação de história referente ao tema; – Realização de diversas atividades envolvendo folhetos de mercados e informativos; – Focar com as crianças a questão de pegar a quantidade de alimento que vai comer para evitar desperdício; – Usar de brincadeiras e brinquedos antigos como forma de evitar o consumismo; – Fazer propaganda das frutas, verduras, legumes e grãos para as crianças aprenderem a fazer escolhas alimentares certas. – Informar aos responsáveis do trabalho de Educação para o consumo desenvolvido nas escolas, através de painéis e bilhetes, construídos com as próprias crianças; – Pesquisa com familiares: Quais alimentos são mais consumidos pela família?  
Projeto TRÂNSITO  (19/10 – 30/10) – Passeio “CIDADE MIRIM DO TRÂNSITO”.   Contribuir significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro, pois a educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.   – Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva; – Interpretar mensagens de sinalização de trânsito; – Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; – Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito; – Conhecer locais de risco para brincadeiras; – Cantar músicas relacionadas ao trânsito; – Realizar leituras sobre o tema; – Identificar os meios de transporte mais conhecidos; – Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;   – Roda da conversa sobre os principais pontos acerca do assunto; – Realizar atividades para construir valores e comportamentos que impactam na vida das pessoas, como por exemplo, a paciência, tolerância e respeito, de forma a melhorar a convivência das pessoas no trânsito; – Simulações de situações do trânsito, como por exemplo atravessar a rua na faixa de pedestres, saber quando semáforo permite a travessia, etc.; – Atividades que envolvem pintura, colagem, recortes com diversos materiais; – Diferentes meios de informação sobre o trânsito; – Apresentação de vídeos educativos.  
Projeto DIVERSIDADE (03/11 – 13/11)   Estimular a criança na percepção das diferenças e que estas se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a temática a prática pedagógica a partir de histórias, filmes, músicas, brinquedos e brincadeiras.   – Trabalhar comportamentos e atitudes visando uma convivência sadia e prazerosa; – Produzir e explorar materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas, deficiências, que mostrem meninos e meninas em situação de igualdade. – Conduzir o aluno a construir sua identidade pessoal. – Reconhecer valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito; – Situar o aluno no presente, para que ele se sinta parte integrante da história. – Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; – Desenvolver o hábito de ouvir; – Trabalhar a oralidade; – Estimular o respeito às regras sociais e de convivência com o outro;   – Roda de conversa diária sobre assuntos atuais e importantes para as crianças: regras de convivência, família, escola, verdade, história, músicas, brincadeiras, futuro, etc.; – Aplicar atividades que abordem valores como o respeito, a amizade, a honestidade, o amor ao próximo, levam para a diversidade; – Histórias Infantis variadas abordando temas relacionados; – Mesa de história com livros variados para que os alunos possam manusear diariamente com orientação do professor ou espontaneamente; – Reprodução de histórias através de desenhos feitos pelos alunos; – Trabalhar de forma contínua e sistemática, sempre com um olhar especial da educadora no sentido de acompanhar as crianças em suas necessidades e capacidades, explorando as situações que surgem no contexto escolar de forma positiva. – Atividades de recorte e colagem; – Pesquisa com familiares: Quais são as características dos familiares e suas origens (descendência).  
Projeto FAMÍLIA (16/11 – 23/12)   Levar a criança o conhecimento e entendimento de como é uma família, um lar, desenvolvendo a consciência e a importância que ela tem para todas as pessoas.   – Conscientizar a importância de um lar para todos; – Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco; – Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social; – Reconhecer as partes divisórias de uma casa; – Distinguir os diferentes tipos de moradia; – Perceber as diferenças e semelhanças entre os familiares; – Despertar a curiosidade em conhecer a história da família de cada um; – Estimular o gosto pela música; – Desenvolver e estimular na criança a criatividade; – Estimular a expressão, a leitura e a escrita; – Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos; – Desenvolver a oralidade, a socialização;   – Leitura de textos, histórias que falem sobre o tema; – Falar sobre a importância de nossas casas, como cuidar dela e dos afazeres que temos.  As diferentes casas – moradias de cada pessoa; – Brincar com jogos de encaixe, palitos de sorvete, etc.; – Reconhecer e identificar as cores em gravuras, objetos e outros; – Confeccionar um cartaz sobre a família com gravuras; – Conscientizar sobre a importância de um lar de uma família, do respeito que devemos ter com todos que fazem parte dela; – Realizar brincadeiras que envolvam o tema; – Pinturas livres e com desenhos dirigidos; – Pesquisa com familiares: Quem é minha família? – Fazer um mural com fotos das famílias; – Roda da conversa utilizando o mural de fotos das família; Essa é a família do… tem o papai…mamãe…Alguns tem irmãos, outros não. Assim percebe-se as diferentes composições familiares; – Atividades de encerramento do ano letivo.  

ROTINA DIARIA:

  Maternal II A   Maternal III A
Entrada 07h00-07h15 Entrada 07h00-07h15  
Café da manhã 07h15 – 07h35 Café da manhã 07h15 – 07h35
Parque 07h35 – 8h30 Atividade Dirigida 1 (sala e salão) 7h35 – 09h30  
Atividade Dirigida 1 (sala e salão) 8h30 – 10h45   Colação 9 H00
Colação 9 H00 Parque 09h30 -10h30
Almoço e higienização 10h45 – 11h10   Almoço e higienização 10h45 – 11h10
Soninho 11h10 – 12h45   Soninho 11h10 – 12h45
Lanche e higienização 13h15 – 13h30   Lanche e higienização 13h15 – 13h30
Brinquedos do salão 13h30 – 14h00 Atividade Dirigida 2 (sala e salão) 13h30 – 14h30
Brinquedoteca 14h00  – 14h30   Brinquedoteca 14h30 – 15h00
Atividade Dirigida 2 (sala e salão) 14h30 – 15h30   Brinquedos do salão 15h00 – 15h30
Lanche 2 e higienização   15h30 – 15h45   Lanche 2 e higienização 15h30 – 15h45
Atividade Livre (faz de contas, musicas, historias, gibis e outros ) 15h45 – 16h30   Atividade Livre (faz de contas, musicas, historias, gibis e outros) 15h45 – 16h30
SAIDA 16h30- 17h30   SAIDA 16h30 – 17h30
AULA DE DANÇA E ARTESANATO,  Terça e quinta feira, para educação infantil, M2 das 8h00 as 9h00 e M3 das 9h30 as 10h30, e neste período as monitoras da sala estarão em planejamento.

Santa Bárbara D’Oeste, 05 de janeiro de 2020

Rita de Cássia Martins de Souza  | Diretora                                

Manoel Antônio dos Passos | Presidente

Cléia Adelaide dos Santos | Assistente Social